quinta-feira, 26 de março de 2020

PEDINTES

Hoje, muito cedo, fui dar uma volta pelo jardim frente à minha casa, solitariamente, como deve ser.
Depois de ter percorrido o caminho até ao jardim da Algodeia, deparei com duas situações que me fizeram chorar: uma, uma rapariga que já tenho visto a deambular pelo parque do Bonfim, com uma mochila às costas (cor de rosa) e um olhar completamente absorto, estava hoje sentada num banco e pedia comida, num desespero total. Não me aproximei muito e deixei algum dinheiro a uma certa distância para ela o recolher. Esta cena deu-se junto ao parque das crianças. Continuei o caminho e, quase em frente ao café que existe no jardim e que agora está encerrado, vi um homem, muito mal vestido, que  estava sentado na relva com as mãos na cabeça e a chorar. Voltei a colocar no chão alguns trocos e segui até à mercearia para comprar pão, tendo todos os cuidados possíveis. De regresso a casa, fui pela rua dos correios para seguir pelo Bonfim. Nas escadas do edifício dos correios, situadas no lado esquerdo, outro homem, com a sua bagagem num saco plástico, estendia a mão a quem passava. Eu não tinha mais dinheiro comigo e segui triste e revoltada com tudo o que vi. Quero apelar à polícia, à Câmara e à Segurança Social, que patrulhem estes locais e encaminhem esta pobre gente para um sítio onde possam comer e dormir. Assim que cheguei a casa, telefonei de imediato para a polícia e dei-lhe estas indicações que, aparentemente, foram bem acolhidas, porque me pediram os locais exatos para lá se deslocarem  e tentarem resolver o assunto.
Possivelmente, estas pessoas viviam das esmolas e de alguma comida que os cafés e as pastelarias lhes davam. Agora, com tudo fechado, e sem informação, o que será deles?
Por favor alertem as autoridades sempre que detetarem situações destas.

26 de Março de 2020
Maria do Carmo Branco

2 comentários:

  1. ...e se um dia deixarem de chorar ? o q vai ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito da atitude e honra lhe seja feita, tendo sugerido uma ótima dica para avistamentos idênticos no futuro e a forma correta de se proceder!
      No que me toca a mim, o meu muito obrigado!
      José Félix

      Eliminar