terça-feira, 24 de março de 2020

REGISTOS DE UMA QUARENTENA, OU MAIS...


Episódio 1

Sábado, 21 de Março de 2020.
Comecei hoje a fazer o registo escrito daquilo que das minhas janelas posso ver e do pouco que me vai acontecendo, neste período de recolhimento, e que de algum modo sacodem a minha natural preguiça para escrever banalidades. 
Reparo que a nossa paisagem urbana é marcada indelevelmente pelos contentores do lixo. Não me lembro de ter reparado neste pormenor noutras cidades, no estrangeiro. Da minha casa consigo ver nada menos que cinco locais de contentores, quatro dos quais tem também contentores para reciclagem.
O lixo é um problema de monta (recolha, transporte, reciclagem, reaproveitamento, deposição, etc.) e até já deu origem a estudos que avaliam o grau de desenvolvimento das sociedades pela qualidade de lixo que produzem.
Nestes tempos de crise a população foi alertada para o dever cívico do cumprimento do horário de deposição do lixo nos contentores: entre 19 e as 21 horas. Pois às 9 horas da manhã vi um morador deitar o lixo no contentor. Anda distraído, pensei. Qual quê, durante toda a manhã, cada vez que me assomava à janela, vi pessoas a libertarem-se dos restos da sua actividade doméstica. Mais, às 13.30 horas foi a vez de um agente da autoridade depositar o seu lixo. É demais, basta de lixo.    

José A. Sanchez
   

Sem comentários:

Enviar um comentário