domingo, 5 de abril de 2020

O QUOTIDIANO INDUZIDO: Alone

“Alone”

Tomara a decisão de sair, duas semanas após entrar em clausura compulsiva, para adquirir alimentos. Trôpego, parecia, enquanto ia calçando os sapatos que agora usava apenas para ir à rua. As jeans que usara no segundo dia de confinamento, mantinham-se no cadeirão do átrio da entrada após terem estado a crestar ao sol, durante largas horas. Vesti-as (com algum receio, confesso…) e procurei o impermeável que agora me acompanhava sempre que saía o umbral da porta. Cobria-me quase até aos pés. Ao regressar ele já sabia o seu lugar e a quarentena que iria sofrer no estendal da roupa.

Calcei uma luva descartável, fechei a porta cuidadosamente e, pé ante pé, dirigi-me ao ascensor, não sem antes perscrutar se algum vizinho estaria também no seu encalço. Carrego no botão de chamada (volto a verificar automaticamente se tenho a luva…) e revejo mentalmente como fazer antes de abrir a porta da entrada colectiva… eis senão quando oiço, um agora inóspito, gargalhar de alegria e uma voz conhecida (eram as minha vizinhas do terceiro andar, mãe e filha) se me dirigiu, mantendo cautelosamente a distância social, e pergunta-me, apontando para o cachorrinho que acabara de adoptar “Quer ser o padrinho, vizinho? que nome sugere?” e, eu, apanhado de surpresa e ainda tenso, surpreendido com a interpelação e o pedido, balbuciei “Alone”. Elas aceitaram de imediato (aceitariam um qualquer, parece-me…) mas por que me acorrera “Alone”? Estado de espírito, talvez. Confirmei depois no site da Lista de nomes caninos, que esse era agora um dos nomes mais frequentemente escolhidos…
3 Abril de 2020
arlindo mota

Sem comentários:

Enviar um comentário